FEHOESP esteve representada com dois delegados no encontro
A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente foi realizada entre os dias 8 e 11 de agosto, em Brasília, e contou com a participação de representantes dos trabalhadores, empresários, sociedade civil e governo.
As conclusões da conferência devem servir, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, de base para a elaboração de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente.
No último dia do evento, foi realizada uma plenária para analisar as propostas aprovadas por consenso entre os representantes nos 12 grupos de trabalho formados. “A grande maioria dos pontos foram consensuais entre todos. Já no final do processo houve uma suspensão da participação dos empregadores, devido a divergências”, afirmou o secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Marcelo Aguiar.
Tais divergências, no entanto, já eram esperadas, e o balanço foi positivo por conta do número de delegados representantes e propostas aprovadas em comum acordo.
Para Manoel Messias, secretário de Relações do Trabalho do ministério, “essas propostas aprovadas foram analisadas pelas representações de todas as bancadas, demonstrando que é possível construir um consenso mesmo entre posições tão conflitantes”.
Representando as federações patronais, a FEHOESP esteve presente na conferência com os delegados Carlos José Tomanini e Renata Delcelo.
Fóruns regionais
O relatório final não contemplou todas as propostas apresentadas. Porém, o MTE deverá realizar fóruns regionais para tentar equacionar tais divergências e elaborar, ao longo de 2013, uma proposta de política nacional para a área.
As propostas sem acordo na conferência serão apreciadas pelos fóruns tripartites já existentes em nível estadual.
Fonte: FEHOESP, com informações do MTE