O psiquiatra Sérgio Tamai foi nomeado pelo governador em 1º de agosto
A FEHOESP enviou, por meio de seu presidente, Dante Ancona Montagnana, ofício parabenizando o psiquiatra Sérgio Tamai pela nomeação para a coordenação das ações de saúde mental do Estado de São Paulo.
Tamai, que também é representante da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), teve seu nome oficializado pelo governador Geraldo Alckmin no dia 1º de agosto. “É uma indicação merecida pela sua dedicação e comprometimento empregados ao longo de sua brilhante trajetória”, destacou Montagnana no documento.
Como primeira medida, o especialista formou um Comitê de Referência, composto de representantes da Universidade Federal de São Paulo, Universidade Santa Maria, Santa Casa, Conselho Regional de Medicina e Ministério Público, e que ficará encarregado de balizar as ações do governo na área de saúde mental.
Também promete realizar um mapeamento da rede de atendimento, a fim de reestruturar, ampliar e qualificar os serviços para atender os doentes do Estado, que hoje conta com apenas 200 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossa idéia é duplicar esse número, em curto prazo. Além disso, pretendemos criar ambulatórios para atender os doentes mentais, onde este serviço é inexistente no Estado”, pontuou.
Combate ao alcoolismo
O combate ao alcoolismo na infância e adolescência também fará parte das ações do novo coordenador de saúde mental de São Paulo, com medidas baseadas em campanhas educativas nas escolas para pais e alunos do ensino médio e fundamental e na fiscalização e interdição de bares e restaurantes que venderem e permitirem o consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Fonte: FEHOESP