O Comitê de Laboratórios da FEHOESP e SINDHOSP realizou, no dia 15 de abril, mais uma reunião para discutir as principais questões relacionadas aos prestadores de serviços na área laboratorial.
Entre os assuntos tratados estão as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDCs) da ANVISA nº 302/2005 e 20/2014, que afetam diretamente a atuação dos estabelecimentos. No campo da saúde suplementar, foi destacada a Medida Provisória 627/2013, que, entre outros pontos, suaviza a cobrança de multas a planos de saúde.
Já o Departamento Jurídico da Federação tratou de atualizar os presentes sobre pedidos de autorização para o trabalho em dias considerados de descanso, segundo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O coordenador do Comitê, Luiz Fernando Ferrari Neto, também lembrou aos presentes que o 8º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, evento apoiado pela Federação e realizado pelo SINDHOSP, CNS, FENAESS e SBPC/ML, acontecerá no próximo dia 22 de maio, durante a Feira Hospitalar, na capital paulista.
Presidente da SBPC/ML
O Comitê contou, durante o encontro, com a presença da presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Paula Fernandes Távora.
A dirigente destacou, na ocasião, o alinhamento de ideias entre a sociedade científica e os estabelecimentos prestadores de serviços na área. “Nós vemos a FEHOESP e o SINDHOSP como grandes aliados”, disse.
Paula Távora é presidente da SBPC/ML desde 1º de janeiro de 2014, e seu mandato vai até 2015. Mineira de Belo Horizonte, é formada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Teve passagem pela África do Sul, onde atuou no Hospital Regional do Transvaal e no Laboratório de Referência do South African Medical Research, vinculado à Universidade de Witwatersrand. Também fez parte do grupo que fundou, em 1998, o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da SBPC/ML.
Também participaram da reunião José Carlos Barbério, diretor da FEHOESP e SINDHOSP e presidente do IEPAS; Eriete Teixeira, assessora jurídica da FEHOESP; Antônio Carlos de Carvalho, representante do Fênix Laboratório (Campinas) e diretor da FEHOESP; Danilo Bernik, coordenador de Saúde Suplementar do SINDHOSP; e Fernando Henriques Pinto Junior, diretor da FEHOESP e do SINDRIBEIRÃO.
Fonte: Comunicação FEHOESP