Até festa de 15 anos é multada no 1º fim de semana da lei antiálcool para menor

Até 6h de ontem, 3.329 estabelecimentos comerciais haviam sido fiscalizados no Estado e 65, autuados. Na capital, foram 40 flagrantes N

Compartilhar artigo

Até 6h de ontem, 3.329 estabelecimentos comerciais haviam sido fiscalizados no Estado e 65, autuados. Na capital, foram 40 flagrantes

No primeiro fim de semana de fiscalização da nova lei estadual antiálcool, que multa o comerciante que vender bebida a menores de idade, 40 estabelecimentos foram multados na capital e outros 25 em todo o Estado. A lista inclui bares, lanchonetes e até uma casa noturna que recebia uma festa de 15 anos em Sorocaba, no interior. Segundo o Estado apurou, adolescentes bebiam livremente no local quando foram abordados pelos fiscais.

Oficialmente, o Crocodillo Club, uma das casas noturnas mais conhecidas de Sorocaba, a 92 km de São Paulo, proíbe a entrada de menores de 18 anos. Mas, na madrugada do último domingo, funcionários da Vigilância Sanitária Estadual e do Procon-SP que realizavam uma blitz no local constataram a irregularidade, após checar os documentos de identidade do grupo.

O valor da multa não tinha sido definido até ontem, mas, segundo a nova lei, pode chegar a R$ 87,2 mil – a conta leva em consideração o rendimento médio do comércio e a gravidade da infração. A casa noturna fica no Parque Campolim, ponto de encontro de jovens da cidade, e é um dos salões mais requisitados para festas aos sábados.

De acordo com o diretor Fábio Ballarini, foi flagrada uma pessoa sem identificação consumindo bebida alcoólica e, segundo o próprio auto de infração, a idade dela é desconhecida. Segundo ele, o espaço foi alugado para um evento e constava em contrato que o locatário assumiria todas as responsabilidades, inclusive sobre o consumo de bebidas alcoólicas. “Vamos entrar com recurso, pois não tivemos nenhum envolvimento com a festa, somente com a locação do salão comercial”, justificou.

Outros dois estabelecimentos de Sorocaba foram multados no fim de semana por desrespeito à lei antiálcool. São José do Rio Preto recebeu três multas. As demais foram espalhadas pelo Estado. As blitze começaram à meia-noite de sábado. Até as 6h de ontem, 3.329 pontos haviam sido fiscalizados em 28 municípios. A nova legislação prevê punições a partir de R$ 1.745.

Positivo – O balanço do primeiro fim de semana de fiscalização é positivo, segundo a chefe da Vigilância Sanitária estadual, Maria Cristina Megid. “Sabíamos que seriam encontradas irregularidades, porque já tínhamos mapeado locais que facilitam a aquisição de álcool por menores”, diz. Os dados foram obtidos em uma pesquisa encomendada ao Ibope. “Ela (a pesquisa) nos levou a regiões com concentração de bares, como a da Paulista, do Itaim-Bibi e de Pinheiros, mas também a Itaquera, Santana e Brooklin.”

O governo espera que a fiscalização da lei reduza também o número de acidentes de trânsito. “A expectativa é de que esse resultado ocorra como um efeito colateral. No País de Gales, por exemplo, a redução foi de até 20%. Será um processo longo, como aconteceu com a lei antifumo, mas possível de acontecer.”

Fonte: O Estado de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima