Agência aprova 1º coração artificial para crianças nos Estados Unidos

A agência norte-americana que regula alimentos e medicamentos (FDA) aprovou o primeiro coração artificial destinado a crianças que esperam um transplante do coração, informou uma

Compartilhar artigo

A agência norte-americana que regula alimentos e medicamentos (FDA) aprovou o primeiro coração artificial destinado a crianças que esperam um transplante do coração, informou uma funcionária da agência neste fim de semana.

“Trata-se do primeiro sistema de assistência circulatória mecânica pulsátil especificamente destinado a crianças que é aprovado pelo FDA”, disse a médica Susan Cummins, do centro de Saúde de dispositivos e radiológicos da FDA.

Este coração artificial, denominado EXCOR Pediatric System, é fabricado pela sociedade alemã Berlin Heart, está disponível em vários tamanhos com o objetivo de adaptá-lo para adolescentes, crianças e bebês.

“Os dispositivos anteriores de assistência cardíaca para adultos eram muito grandes para serem utilizados em crianças gravemente doentes com o objetivo de mantê-las com vida enquanto esperam para receber um novo coração”, disse Cummins em um comunicado.

O dispositivo foi aprovado em um grupo de 48 pequenos pacientes americanos. Foi determinado que ele melhora as oportunidades de sobrevivência em crianças que esperam um transplante cardíaco em comparação com o emprego de um dispositivo tradicional de circulação extracorpórea.

Segundo a FDA, entre 12% e 17% das crianças e 23% dos bebês morrem enquanto aguardam por um transplante de coração.

As crianças sofrem menos que os adultos de problemas cardíacos, mas é muito difícil encontrar um coração de seu tamanho para realizar um transplante, e existe uma espera média de 119 dias antes de localizar um doador.

Fonte: Portal G1

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de

Últimas Notícias

Anvisa: independência ou morte

 “Saber não é suficiente; devemos aplicar. Querer não é suficiente; devemos fazer. Cada momento que adiamos, arriscamos perder o fruto de todos os nossos esforços”.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima