Duas das maiores entidades hospitalares do país, a FESAÚDE e a ANAHP (Associação Nacional de Hospitais Privados) assinaram um Termo de Cooperação que promove melhores práticas nos estabelecimentos de saúde por meio da análise de dados. Ambas vão passar a compartilhar informações estratégicas para melhorar a qualidade no atendimento ao paciente.
O acordo, assinado durante a abertura do Conahp, com participação do ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, e do secretário estadual de Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, além do deputado Pedro Westphalen, tem como foco principal a divulgação e a expansão do acesso ao Sistema de Indicadores de Hospitais ANAHP (SINHA), uma plataforma de dados on-line que permite aos hospitais parceiros comparar indicadores cruciais de desempenho, como taxa de ocupação hospitalar, média de permanência do paciente e índices de eventos adversos ou problemas decorrentes da internação.


Segundo Francisco Balestrin, presidente da FESAÚDE e do SindHosp, a parceria irá além da coleta de dados. “A partir da assinatura deste termo, vamos passar a produzir não apenas dados, mas também informações e análises que possam ser adequadas para melhorar a qualidade assistencial. Quando fazemos isso, aprimoramos a segurança do paciente, com a possibilidade de prestar uma assistência de melhor qualidade e mais custo-efetiva, além de um acesso mais adequado”, afirma.
Balestrin conclui que a cooperação representa um passo fundamental para a qualidade da prestação de serviços no país. “Damos um passo muito importante com a cooperação neste projeto nacional. Com a inserção de dados, teremos uma visão mais clara do que acontece nos nossos hospitais”.