Troca será feita nos dois implantes mesmo que só um esteja rompido

As diretrizes estabelecidas pelo governo federal para a substituição dos implantes rompidos das marcas PIP e Rofil garantem a troca das duas próteses mesmo que só ...

Compartilhar artigo

As diretrizes estabelecidas pelo governo federal para a substituição dos implantes rompidos das marcas PIP e Rofil garantem a troca das duas próteses mesmo que só uma delas esteja rompida.

Essa e as demais orientações para o atendimento das pessoas com os implantes defeituosos foram publicadas ontem no “Diário Oficial da União” e devem ser seguidas pela rede pública e pelos planos de saúde, diz o ministério.

“Se você troca de um lado só, existe diferença de volume, de massa. Cada marca [de prótese] tem uma característica, uma evolui mais lentamente para o rompimento, além de trazer transtorno para a paciente [que necessitar de uma segunda troca no curto prazo]”, afirmou Wanda Elisabeth, representante da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos debates sobre o tema com o governo federal.

A substituição está indicada para pacientes com próteses rompidas das duas marcas – ou com alteração no exame físico, no caso de histórico de câncer de mama.

O governo estima que 20 mil mulheres carreguem implantes PIP ou Rofil. Um número de trocas muito aquém desse já foi informado à sociedade, afirma Elisabeth.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disse já ter informado às vigilâncias locais para que façam o descarte dos implantes defeituosos retirados em cirurgia.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima