Remédio será rastreado desde a produção

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem regras para rastreamento de remédios no País. Em um prazo de três anos, o sistema, que permitirá acompanhar a trajetória do medicamento ...

Compartilhar artigo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem regras para rastreamento de remédios no País. Em um prazo de três anos, o sistema, que permitirá acompanhar a trajetória do medicamento da produção até a venda, deverá estar em funcionamento. “No caso de medicamentos controlados, o sistema trará informações desde o produtor até o comprador”, afirmou o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.

Os dados sobre compradores dos demais remédios passarão a ser incluídos no sistema em uma segunda etapa, com prazo ainda não definido. Todas as embalagens deverão apresentar sistema bidimensional, semelhante a um código de barras, que permitirá ao usuário saber se o produto é original. Trata-se de ferramenta essencial para evitar contrabando e falsificações, segundo a indústria.

O processo deverá estar totalmente implementado em três anos. Dentro de dois anos, no entanto, cada fabricante apresentará pelo menos três linhas de produtos com o sistema já em funcionamento. “É um grande dia para quem defende a ética no mercado de medicamentos no País”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Pesquisa (Interfarma), Antonio Brito.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima