OMS divulga lista de exames essenciais

Prevenção de doenças é uma das preocupações de entidade internacional

Compartilhar artigo

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou pela segunda vez uma lista de Exames Laboratoriais Essenciais. O documento foi ampliado em relação ao do ano passado para incluir testes de diagnóstico e monitoramento de câncer. Também foram adicionados exames para descobrir doenças infecciosas como cólera, leishmaniose, esquistossomose, dengue e zika. 

A lista modelo da entidade mundial foi ampliada em relação à sua primeira edição: em 2018 foram citados 113 exames e na atual são 228 tipos de recursos diagnósticos classificados como essenciais.   

A realização de exames, principalmente os preventivos, contribui para a qualidade de vida das pessoas e até para diminuir custos da saúde.

De acordo com Wilson Shcolnik, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), citando um estudo da Universidade Federal de São Carlos (USFCar), doenças que tem apenas alterações laboratoriais, sem manifestar sintomas, têm chance de cura em torno de 90%. "A realização de exames preventivos é menos onerosa ao sistema de assistência à saúde e mais benéfica ao paciente”, afirma. 

Consulte a lista completa AQUI (conteúdo em inglês). 

Da Redação 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima