Estudo mostrou risco de morte para usuários
O laboratório farmacêutico Sanofi afirmou ontem, por meio de nota, que o remédio Stilonx (zolpidem), da classe dos hipnóticos, tem eficácia e segurança comprovadas.
Uma pesquisa publicada na revista científica “BMJ Open”, alvo de reportagem publicada ontem na Folha, mostrou que o uso de drogas como o zolpidem e outros soníferos no mínimo triplica o risco de morte e também aumenta a chance de o paciente desenvolver câncer.
Segundo os autores, os usuários dos soníferos hipnóticos ficam mais sujeitos a sofrer acidentes de carro e a ter interrupções prolongadas na respiração durante o sono, entre outros problemas que aumentam o risco de morte.
Procurado pela reportagem, o laboratório afirmou, em nota, que o estudo científico tem limitações “além das indicadas pelos autores” e que suas conclusões são “altamente questionáveis”, por causa do tempo curto de duração e análise única de classes diferentes de hipnóticos.
A empresa diz que o Stilnox foi objeto de estudos “que comprovam a segurança e a eficácia do remédio, com baixa incidência de reações adversas, quando prescrito e administrado conforme a bula, que recomenda que o comprimido deve ser ingerido antes de deitar e inclui advertências sobre não dirigir e não consumir álcool associado ao medicamento”.
Fonte: Folha de S. Paulo