Juízes terão teleconsultoria para decisões em saúde

Trabalho é resultado de parceria entre Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Justiça

Compartilhar artigo

O Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram uma cooperação para aperfeiçoar as decisões judiciais relacionadas à assistência à saúde. O sistema terá início este ano e conta com a participação do Hospital Albert Einstein. Por meio de consultoria à distância, os juízes poderão recorrer a profissionais de saúde do hospital  em casos de urgência com risco de morte do paciente.  

A partir do contato de juízes e desembargadores, por telefone e outros meios de comunicação imediato, profissionais experientes em diversas especialidades clínicas e cirúrgicas do Hospital Albert Einstein darão suporte técnico sob o ponto de vista médico e com base em revisão científica para as demandas judiciais que tiverem pedido de tutela antecipada sob a alegação de urgência. As recomendações médicas darão segurança aos pacientes e aos atores envolvidos nesse tipo de ação, que requer uma decisão urgente, como por exemplo, a obtenção de vagas de UTI.

De acordo com o Ministério são mais de 15 mil demandas judiciais envolvendo saúde anualmente e o fato de ter esse apoio técnico embasado em laudos, perícias e estudos ajuda na tomada de decisão. Inicialmente, o projeto, viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento institucional do SUS (PROADI-SUS), terá duração de 24 meses e poderá ser prorrogado por períodos de até 3 anos. 

 

Da redação com informações do Ministério da Saúde 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima