Efetividade do Xgeva é posta em dúvida para tratamentos contra câncer

Remédio já está aprovado para prevenção de fraturas em ossos cancerososA Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA, na

Compartilhar artigo

Remédio já está aprovado para prevenção de fraturas em ossos cancerosos

A Administração de Alimentos e Remédios dos EUA (FDA, na sigla em inglês) informou que ainda não sabe se aprovará o uso do remédio Xgeva, usado para impedir fraturas e em tratamentos de câncer.

O uso de Xgeva já está aprovado em injeções para a prevenção de fraturas em ossos cancerosos sob uma formulação diferente, chamada Prolia, em casos de osteoporose.

Um estudo realizado pela Amgen – empresa de biotecnia americana que produz o tratamento – em 1.432 pacientes de câncer de próstata e que tinham deixado de responder ao tratamento com hormônios, revelou que o remédio adiou em mais de quatro meses a disseminação do câncer nos ossos em relação aos pacientes que receberam um placebo.

A FDA indicou em comunicado que deve determinar se esse atraso representa “uma medida adequada de benefício clínico”, já que o remédio não contribui para alongar a vida dos pacientes ou a atrasar o progresso do câncer de próstata.

Além disso, 5% dos pacientes que usaram o Xgeva sofreram de osteonecrose, morte do osso por falta de irrigação sanguínea, na mandíbula.

Um comitê assessor deverá se pronunciar na quarta-feira sobre se considera conveniente recomendar o uso do remédio para impedir que o câncer se estenda aos ossos. A FDA se pronunciará depois da decisão do comitê.

Fonte: Estadão.com.br

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima