Os distribuidores dos laboratórios farmacêuticos não pretendem investir na abertura de filiais em outros Estados do país.
Em 2012, o principal foco do setor será a qualificação dos profissionais, para 33,3% das companhias, de acordo com levantamento da Abradilan (Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais).
As distribuidoras nacionais devem manter sua estratégia de atuar em apenas um Estado do país.
Para operar em outro Estado, a maioria dos executivos opta por abrir nova empresa, em vez de ter uma filial, afirma o diretor-executivo da associação, Geraldo Monteiro.
“Depende muito da estratégia de cada um, mas há empresários com companhias diferentes em até oito Estados”, diz Monteiro.
Entre os motivos que são alegados para o uso dessa prática está a facilidade para administrar separadamente cada operação.
“Em geral, os empresários registram nomes muito semelhantes para suas companhias. É uma questão burocrática”, diz.
De acordo com a pesquisa, a segunda prioridade, para 16,7% das empresas, é a ampliação dos centros de distribuição já existentes.
Outros 11,1% das companhias do setor não pretendem fazer nenhum aporte em 2012.
A entidade, que diz ser responsável pela distribuição de cerca de 19% do mercado de genéricos no Brasil, ouviu 120 empresários durante o mês de janeiro deste ano.
Entre as associadas da Abradilan estão Dismed, JC Distribuidora, STI, Maxifarma, entre outras.
Fonte: Folha de S. Paulo