Auditor fiscal do MTE pode solicitar documentação por meio eletrônico

A portaria nº 546, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 11 de março d e2010, que disciplina a forma de atuação da Inspeção do Trabal

Compartilhar artigo

A portaria nº 546, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), de 11 de março d e2010, que disciplina a forma de atuação da Inspeção do Trabalho, a elaboração do planejamento da fiscalização, a avaliação de desempenho funcional dos auditores fiscais do Trabalho, teve seu  artigo 11, II,  alterado pela portaria nº 287, de 27/2/2014.
 
Foram acrescentados ao item a possibilidade do auditor fiscal do MTE solicitar a documentação da empresa pelo correio ou por meio de comunicação, desde que seja possível a comprovação de recebimento pela empresa.
 
A notificação do auditor não estará mais restrita à apresentação de documentos em dia e local marcados, mas também à comprovação de cumprimento de obrigação.
 
Outra alteração refere-se ao local de apresentação dos documentos, que pode continuar a ser nas Superintendências ou Gerências Regionais, ou mediante envio eletrônico.
 
Também a portaria nº 148/1996 foi alterada de modo a não ser exigido mais que o auto de infração seja lavrado no local da fiscalização com assinatura de testemunhas, em se tratando de fiscalização indireta. 
 
Em tempos de implantação de eSocial, nota-se que o Ministério do Trabalho e Emprego está preparando-se para exercer sua função e multar as empresas que descumprem as obrigações trabalhistas.
 

 
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress