Saúde confirma morte de homem por meningite em Cravinhos

Outro paciente está internado com a doença no HC de Ribeirão Preto e aguarda resultados de examesA Secretaria da Saúde de Cravinhos

Compartilhar artigo

Outro paciente está internado com a doença no HC de Ribeirão Preto e aguarda resultados de exames

A Secretaria da Saúde de Cravinhos confirmou nesta quarta-feira (21) a morte de um homem de 48 anos por meningite pneumocócica. A vítima estava internada no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto e morreu no final da semana passada.

Segundo a secretaria, um rapaz de 28 anos também está internado com meningite no HC, mas a pasta aguarda resultados de exames do paciente para saber qual tipo de meningite ele tem. A pasta diz que ainda não houve casos da meningite meningocócica registrados na cidade.

A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal.
Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meninge) e infecção generalizada (meningococcemia).

Além das meningites bacterianas, existem também as meningites virais.

Nessas o quadro é mais leve e os sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que ficam um pouco amolecidas e irritadas, têm febre e se queixam de dor de cabeça. No exame clínico, percebe-se que a nuca está um pouco rígida e que a reação é de dor, quando se tenta dobrá-la. Uma vez que os exames tenham comprovado que se trata de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho como se faz com os resfriados.

A grande diferença entre a meningite bacteriana e viral está nesse detalhe. A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.

Fonte: A Cidade

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima