Outro paciente está internado com a doença no HC de Ribeirão Preto e aguarda resultados de exames
A Secretaria da Saúde de Cravinhos confirmou nesta quarta-feira (21) a morte de um homem de 48 anos por meningite pneumocócica. A vítima estava internada no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto e morreu no final da semana passada.
Segundo a secretaria, um rapaz de 28 anos também está internado com meningite no HC, mas a pasta aguarda resultados de exames do paciente para saber qual tipo de meningite ele tem. A pasta diz que ainda não houve casos da meningite meningocócica registrados na cidade.
A doença meningocócica é uma infecção bacteriana aguda, rapidamente fatal.
Esta bactéria pode causar inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central (meninge) e infecção generalizada (meningococcemia).
Além das meningites bacterianas, existem também as meningites virais.
Nessas o quadro é mais leve e os sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que ficam um pouco amolecidas e irritadas, têm febre e se queixam de dor de cabeça. No exame clínico, percebe-se que a nuca está um pouco rígida e que a reação é de dor, quando se tenta dobrá-la. Uma vez que os exames tenham comprovado que se trata de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho como se faz com os resfriados.
A grande diferença entre a meningite bacteriana e viral está nesse detalhe. A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.
Fonte: A Cidade