Hospital em SP inicia administração eletrônica de medicamentos

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP acaba de iniciar o Projeto Beira de Leito, que melhora o processo de ...

Compartilhar artigo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP acaba de iniciar o Projeto Beira de Leito, que melhora o processo de segurança dos pacientes e funcionários e controla a validade e a rastreabilidade dos medicamentos. A iniciativa utiliza um sistema de informação para controlar a entrada, dispensação e distribuição, além da administração de medicamentos, hemoterápicos, nutrição parenteral, dieta enteral e coleta de exames laboratoriais à beira de leito do paciente.

A logística funciona da seguinte maneira: um notebook instalado em um carrinho é levado à beira do leito do paciente. Por meio de um leitor de código de barras a enfermagem faz a leitura na pulseira do paciente dos medicamentos que serão administrados. Além de registrar os gastos para fins de faturamento, o sistema emite alertas de inconsistências, como por exemplo, medicamentos não prescritos para o paciente ou fora do prazo de validade.

Na Farmácia do Hospital, o sistema permite total rastreabilidade dos medicamentos no processo de dispensação através de um código de barras bidimensional que é colocado no medicamento pela equipe da farmácia. Este código é capaz de armazenar várias informações sobre o medicamento como origem, fornecedor, lote e validade.

Reformulação
Para viabilizar a implantação do Projeto Beira de Leito, o Sistema de Fracionamento e Etiquetagem de Medicamentos da Divisão de Assistência Farmacêutica do HCFMRP foi totalmente reformulado. Foram adquiridos equipamentos que permitem a embalagem e rotulagem individual de vários itens, capaz de embalar 35 unidades por minuto.

O sistema de código de identificação criado além de permitir a rastreabilidade dos medicamentos também é usado para se unificar as unidades empacotadas e criação de kits.

O sistema, projetado e desenvolvido pelo Centro de Informações e Análises em parceria com a Divisão de Assistência Farmacêutica e Divisão de Enfermagem, teve início no 4º e 9º andar e se estenderá progressivamente para outras áreas da instituição.

Para a expansão do Beira de Leito já estão sendo feitos investimentos numa parceria entre a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e o HCFMRP para implantação de uma rede sem fio que deve abranger todas as áreas assistenciais e de ensino e pesquisa. O Hospital é a primeira instituição pública do Estado de São Paulo a implantar o projeto.

Fonte: HCFMRP

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima