O Hospital Sírio-Libanês firmou parceria com a Livraria Cultura para, durante o mês de outubro, oferecer aos clientes da livraria marcadores de página alusivos ao Outubro Rosa, evento internacional para a conscientização e combate ao câncer de mama. Foram confeccionados 270 mil marcadores, com o slogan “Faça do amor próprio um gesto de prevenção”, que serão distribuídos em 17 lojas da rede.
A parceria faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Hospital para chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção e do tratamento precoce da doença.
As unidades do hospital na Bela Vista e no Itaim, em São Paulo, e de Brasília estão iluminadas com a cor rosa, marca da campanha. Os canais institucionais online serão utilizados para a veiculação de informações sobre a doença, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Camisetas e pins estão sendo vendidos na loja de conveniência do hospital, com a arrecadação revertida para o projeto Florescer, atividade de responsabilidade social desenvolvida pelo Hospital para recuperação da qualidade de vida das pacientes tratadas.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada tardiamente. Todos os anos cerca de 13.200 mil mulheres morrem em decorrência da doença no país. O Inca também estima que em 2014 sejam registrados 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.
De acordo com o mastologista Alfredo Barros, coordenador do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês, a divulgação promovida pelo Outubro Rosa é importante porque 97% dos casos diagnosticados precocemente, por meio da mamografia, têm cura. “Toda mulher, a partir dos 40 anos, deve realizar mamografia anualmente. É fundamental, que as mulheres solicitem aos seus médicos a prescrição do exame”, diz o especialista. O médico ressalta que o comprometimento estético das mamas é menor se a doença for diagnosticada e tratada precocemente.