Encerrando o 9º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, realizado nesta quarta-feira (20), durante a Hospitalar, Guilherme Hummel, diretor da eHealth Summit falou sobre as tecnologias de informação e comunicação que estão transformando a cadeia da saúde (eHealth) e o seu impacto no setor de medicina laboratorial.
Hummel destacou as tecnologias avançam continuamente e que o setor da saúde está sempre um passo atrás. “O mundo tem necessidade veloz de transformação e não se pode ficar parado”, alertou.
Mas ele ressaltou que antes de avançar na tecnologia é preciso pôr ordem na casa e promover uma gestão eficaz de custos. “Gestão empresarial é como uma escada, em que se deve subir um degrau por vez. O gerenciamento de custos também é a capacidade do laboratório de ser rápido nas soluções dos problemas. Sem gestão de custo não se sobrevive no mercado.”
Hummel também apresentou s desafios do setor do laboratorial. Entre eles, destacou a falta de profissionais de patologia, a remuneração inadequada aos investimentos necessários, a descentralização dos processos, entres outros.
Foto: Roger Soares




