São Camilo implanta prontuário eletrônico do paciente

Plataforma informatizada garante mais segurança e qualidade

Compartilhar artigo

Na fase final do primeiro ciclo do seu plano diretor de recnologia, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo implanta o prontuário eletrônico do paciente (PEP) nas três unidades: Pompeia, Santana e Ipiranga. Com a nova ferramenta, todo o processo de cuidado ao paciente passa a ser suportado por uma ferramenta informatizada, proporcionando, assim, mais segurança e agilidade ao paciente e aos profissionais da saúde.
 
O projeto foi conduzido pela equipe de Tecnologia da Informação, em parceria com as áreas de Práticas Assistenciais e Operações, além de fornecedores de soluções de software e hardware do mercado. “Nós já tínhamos a licença de uso do sistema e configuramos o Prontuário Eletrônico do Paciente de uma maneira que atendesse às necessidades da Instituição. Para que todos os detalhes fossem contemplados, três meses antes de iniciarmos o projeto, convidamos 13 funcionários da área assistencial para integrar a equipe”, revela o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Klaiton Simão.
 
Ainda de acordo com Simão, a parceria foi um grande diferencial no desenvolvimento e implantação do sistema. “O time de implantação e suporte é formado por profissionais da TI e da Assistência. Analistas de Sistemas e de Negócios compartilham informação e conhecimento com enfermeiros e técnicos de Enfermagem e vice-versa. Isso traz um equilíbrio entre o conhecimento técnico e o conhecimento assistencial, o que resulta na efetividade dos projetos”, conta.
 
As vantagens da utilização do prontuário eletrônico do paciente também podem ser percebidas pelos pacientes. “Com a nova ferramenta, os processos internos foram aperfeiçoados e, com isso, conseguimos oferecer mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento médico. Agora, por exemplo, é possível o médico resgatar os atendimentos anteriores de um paciente pelo sistema, para ter uma visão mais abrangente do caso, chegando, assim, a condutas e diagnósticos mais efetivos”, destaca o diretor.
 
O segundo ciclo do plano diretor de tecnologia, que se inicia em 2016, contempla, entre outras ações, a implantação da certificação digital e da checagem à beira do leito. “Com ela, vamos eliminar a necessidade de arquivar a documentação física do paciente em papel e também estender o uso do sistema até o leito do paciente, garantindo rastreabilidade ao processo, de ponta a ponta. A expectativa é que isso seja realizado até o final do próximo ano”, projeta Simão.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima