O Hospital Santa Virgínia comemorou, recentemente, mais um marco em sua história: o início das atividades do Centro de Ensino e Pesquisa, que funcionará nas próprias dependências da instituição.
Como primeira atividade, foram recebidos, em 10 de julho, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que participarão de atividades complementares durante cinco semanas no HSV.
A iniciativa faz parte de um convênio firmado com a UFSCar para que grupos de acadêmicos de terceiro e quarto anos tenham contato com a prática de uma instituição de saúde. Assim, eles poderão trocar experiências com outros profissionais e ainda ampliar as fontes de estudos, com indicações de leituras dos próprios médicos responsáveis pelo programa.
Um evento realizado no auditório do HSV recepcionou os estudantes e contou com a presença de médicos, do diretor clínico Valter Jorge e dos idealizadores do Centro de Ensino e Pesquisa – os urologistas Enrico Andrade e Gustavo Alarcon –, além de médicos, membros da enfermagem, de outros setores e das diretoras Irmã Maria de Fátima da Cruz e Irmã Maria Eni Queiroz de Oliveira.
Durante a recepção, o cardiologista Dr. Antônio Carlos Micelli ministrou breve palestra sobre o surgimento das escolas de Medicina no País e a fundação do Hospital Santa Virgínia. Ele explicou que o Hospital de Caridade do Braz, primeiro nome dado ao HSV, surgiu para dar suporte à Universidade (Livre) de São Paulo, que funcionou no mesmo local, no início do século XX.
“Por isso, desde seus primórdios, o HSV tem forte relação com a proposta de formar e capacitar profissionais de Medicina. Assim, hoje, estamos concretizando um desejo antigo de voltar a colaborar efetivamente com o desenvolvimento de futuros médicos. O trabalho de nosso Centro de Ensino e Pesquisa promete beneficiar muitos estudantes e profissionais de todo o país”, relatou Micelli.
Novos grupos de alunos de Medicina devem ser recebidos a cada semestre, durante o período de férias. A intenção ainda é inaugurar, em breve, um espaço físico que abrigará o Centro de Ensino e Pesquisa, com biblioteca, aberta a médicos, e outros especialistas em saúde do hospital.