O Hospital Samaritano de São Paulo passa a oferecer um procedimento menos invasivo para tumores no pulmão e no mediastino, a Ecobroncoscopia (EBUS). Trata-se de um exame endoscópico, que une os métodos de endoscopia e de ultrassonografia, realizado através da traqueia e dos brônquios.
O especialista do Serviço de Endoscopia do Hospital Samaritano de São Paulo, Lúcio Rossini, explica que o procedimento possibilita o diagnóstico de pequenas lesões localizadas no mediastino de forma mais precisa que a tomografia, melhorando a definição do estágio da doença e ajudando na escolha do melhor tipo de tratamento para o paciente.
Rossini lembra que o tratamento dos tumores depende do estágio da doença no momento do diagnóstico e do tipo de doença do paciente – histologia da lesão determinada através de biópsias ou de retirada do tumor. O estágio dos tumores do pulmão e do mediastino é inicialmente definido através de exames de imagem como o RX, broncoscopia e tomografia. “O EBUS permite um diagnóstico mais preciso e minimamente invasivo destas lesões, chegando, muitas vezes a evitar cirurgias desnecessárias”, afirma.
O EBUS tem grande utilidade quando exames de imagem, como a tomografia, surpreendem tumores localizados no mediastino que não têm diagnóstico do tipo de lesão. “Nestas situações, eram indicados procedimentos cirúrgicos mais invasivos. O novo exame permite evitar a maioria destes procedimentos com taxas de diagnóstico equivalentes, diminuindo riscos, custos e sofrimento do paciente”, destaca Rossini.