Pró-Saúde conquista certificação ONA III para Hospital Regional do Baixo Amazonas

Certificação máxima de qualidade coloca hospital em seleto grupo

Compartilhar artigo

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, entidade filantrópica sem fins lucrativos, conquistou este ano uma das maiores e mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil, o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) III – Acreditado com Excelência, para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) “Dr. Waldemar Penna”, de Santarém (PA). A Pró-Saúde administra o HRBA sob contrato com o governo do Estado do Pará.  
 
Com essa certificação, o HRBA passa a integrar um seleto grupo de hospitais de todo o país com serviços de alta qualidade no atendimento à população. O Hospital é o único hospital SUS do Pará e da região Norte a obter o ONA III. No Brasil, apenas 1,2% dos hospitais (entre públicos e privados) possuem a certificação máxima. Em um universo de 8 mil hospitais aproximadamente, em todo o País, 100 possuem o título de ONA III e na região Norte apenas o estado do Pará possui hospitais Acreditados. 
 
A certificação ONA III, que é a Acreditação com Excelência, reconhece a cultura organizacional de melhoria contínua da gestão, revelando a maturidade da instituição em todas suas dimensões, destacando-se a segurança do paciente e alta resolutividade médica. Depois de avaliação feita pela Fundação Vanzolini, que abrange critérios como qualidade, segurança e humanização no processo assistencial, a unidade foi contemplada com o certificado, que tem validade até dezembro de 2017. 
 
Para chegar ao nível de excelência, o hospital passou por uma crescente evolução que teve início em maio de 2008, quando a Pró-Saúde assumiu a administração e implantou um modelo de gestão moderno, reconhecido pelo Ministério da Saúde, conforme os padrões internacionais de administração hospitalar. Credenciado junto ao Ministério da Saúde e habilitado a fazer captação de órgãos para transplante, o HRBA é referência em oncologia, neurocirurgia, traumatologia, cirurgia de alta complexidade e hemodiálise. O hospital cobre uma região de 20 municípios com população de mais de 1 milhão de pessoas. 
 
Prêmios e outras certificações
O esforço para oferecer serviço de qualidade aos seus milhares de usuários rendeu à entidade importantes prêmios e certificações, ao longo de 2014, reconhecidos nacionalmente. Entre os mais relevantes, destacam-se as acreditações, concedidas pela ONA, conferidas aos seguintes hospitais administrados pela Pró-Saúde: o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA), obteve a Certificação ONA II (Acreditado Pleno), que observa cuidadosamente o processo de assistência; o Hospital de Urgência do Sudoeste de Goiás alcançou a Certificação ONA I (Acreditado), cuja avaliação foca a segurança do paciente. 
 
Já o Hospital Estadual Rocha Faria (RJ) recebeu a inédita chancela, tanto entre unidades públicas quanto particulares, de Hospital Amigo da Mulher e da Criança, pela maternidade administrada pela Pró-Saúde. O título é concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef para promover a qualidade e humanização na assistência materna e infantil.
 
Outros dois hospitais no estado do Rio de Janeiro, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes e o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer obtiveram o Prêmio Qualidade Rio (PQ Rio), baseado nas diretrizes da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), nas categorias Prata e Bronze, respectivamente.
 
Além disso, as 21 equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) de Catanduva (SP), também administradas pela Pró-Saúde, foram avaliadas com ótimo desempenho pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde. Na avaliação, 16 unidades receberam a classificação “Muito acima da média” e cinco foram consideradas “Acima da Média”. De acordo com o próprio Ministério da Saúde, apenas 15% das equipes avaliadas em todo o País receberam a classificação “Muito acima da Média”.
 
“A conquista das certificações e os prêmios recebidos pela Pró-Saúde são, sem dúvida, fruto do trabalho sério que a entidade realiza”, diz o diretor de Operações, Danilo Oliveira da Silva. “Nosso objetivo é expandir a excelência do atendimento a todas as unidades de saúde administradas pela entidade”, completa o diretor. 
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima