MS atualiza protocolo de HIV em crianças e adolescentes

Documento deve ser utilizado por todos os estados e municípios

Compartilhar artigo

Portaria do Ministério da Saúde publicada no Diário Oficial da União aprova protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para o manejo da infecção por HIV em crianças e adolescentes.
 
De acordo com o texto, a pasta levou em consideração a necessidade de se atualizarem as recomendações sobre o manejo da infecção pelo HIV em crianças e adolescentes no Brasil e de diretrizes nacionais para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com a infecção.
 
Ainda segundo a pasta, também foram consideradas a necessidade de definição de linhas de tratamento antirretroviral e a importância da ampliação do uso estratégico de antirretrovirais no Brasil.
 
O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Manejo da Infecção pelo HIV em Crianças e Adolescentes está disponível na internet. O documento é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas secretarias de saúde de todos os estados e municípios.
 
“É obrigatória a cientificação do paciente, ou do seu responsável legal, dos potenciais riscos e efeitos colaterais relacionados ao uso da terapia antirretroviral e para fins de dispensação dos medicamentos nele previstos”, informou o ministério.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima