José Carlos Abrahão é o novo presidente da ANS

O mandato vai até 11 de maio de 2017

Compartilhar artigo

A Presidência da República publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (16) a designação do nome do atual diretor de Normas e Habilitação dos Produtos e diretor de Gestão Interino da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),  José Carlos de Sousa Abrahão, para o cargo de presidente do órgão regulador.  
 
A indicação do nome de Abrahão foi conduzida ao Senado Federal em maio último e aprovado por 39 votos a favor e 12 contra. Ele terá mandato até 11 de maio de 2017.
 
Formado em Medicina pela Faculdade Souza Marques (1977), José Carlos Abrahão também é especializado em pediatria e pós-graduado em Administração Hospitalar pelo Instituto Thomas Father. Em 1991, concluiu MBA Executivo pelo Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No trajeto profissional dedicado à gestão, foi presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS) Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro *(Feherj). José Carlos Abrahão ganhou projeção internacional ao ser eleito o primeiro brasileiro a presidir a International Hospital Federation, reconhecida instituição que congrega os representantes dos hospitais e serviços de saúde públicos e privados de aproximadamente cem países.
 
“Agradeço à presidente Dilma Roussef e ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, a confiança em mim depositada. Trabalharei diuturnamente para corresponder a essa confiança e tenho clareza da nobreza dessa missão a mim confiada. A sociedade brasileira pode ter certeza de um trabalho intenso, pautado na transparência institucional e na sustentabilidade do setor para a garantia da proteção dos direitos dos consumidores, que são nossa razão de existir como instituição. A valorização dos servidores de carreira e demais colaboradores da ANS permitirá que esse sólido corpo técnico elabore políticas de saúde que continuarão a proteger os usuários de planos de saúde, equilibrarão o funcionamento desse setor e colaborarão na integração com o Sistema Único de Saúde (SUS). O zelo com a coisa pública será permanente, o programa de ressarcimento ao SUS continuará sendo fortalecido e a ANS buscará sua independência financeira. A Agência também se qualificará in stitucionalmente por meio de parcerias com a comunidade acadêmica, inegável riqueza nacional, e dialogará permanentemente com a sociedade civil, com os órgãos de defesa do consumidor e com todos os agentes públicos e privados que compõem esse setor”, declarou José Carlos de Souza Abrahão.
 
A presidente Dilma Rousseff também indicou no mês passado, para apreciação do Senado, os nomes de Karla Santa Cruz Coelho, para ser diretora da ANS, e Jarbas Barbosa da Silva Júnior e Fernando Mendes Garcia Neto, para ocuparem diretorias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os nomes, no entanto, precisam ser apreciados pelos senadores.
 

 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima