Hospitais públicos do RJ recebem prêmio Dr. Pinotti 2015

Instituto Estadual do Cérebro é reconhecido pelo trabalho em prol da saúde da mulher

Compartilhar artigo

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) e o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), ambos do Rio de Janeiro, foram reconhecidos com o prêmio Dr. Pinotti 2015 – Hospital Amigo da Mulher, pelo trabalho desenvolvido para ampliar o acesso e melhorias de qualidade no atendimento à saúde da mulher. A Pró-Saúde administra integralmente o IECPN e, também, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do HECC, sob contrato de gestão com o governo do Estado do Rio de Janeiro.  
 
O prêmio é concedido pela Câmara dos Deputados e foi entregue, em cerimônia realizada no fim de maio, pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha; pelo governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando Pezão; pela filha do médico José Aristodemo Pinotti, Marianne Pinotti. 
 
Além das presenças do diretor clínico do IECPN, Paulo Niemeyer Filho e do diretor-geral do Instituto, José Donizetti Stoque, respectivamente, participaram a diretora jurídica e de Filantropia da Pró-Saúde, Wanessa Portugal, e o diretor operacional da entidade no Rio de Janeiro, Jocelmo Mews. 
 
O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é especializado em neurocirurgia de alta complexidade, voltado exclusivamente para o tratamento de doenças neurocirúrgicas, com atendimento exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o Hospital Estadual Carlos Chagas foi fundado em 1937 e atingiu a marca de mil cirurgias bariátricas, atendendo pelo SUS moradores de 30 municípios do Estado.  
 
“O Instituto Estadual do Cérebro acumula importantes conquistas para a população. Vem sendo administrado pela Pró-Saúde e sua gestão beneficia, principalmente, as mulheres, uma vez que a incidência de doenças neurológicas é maior no público feminino”, destacou Paulo Niemeyer Filho. 
 
Sobre o Prêmio 
O Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher tem abrangência nacional, acontece anualmente, e é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. É realizado no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna. 
 
 
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima