Aplicativo (app) que cria uma rede de doadores de sangue, chamado Hemoliga, foi implementado pela Fundação Pró-Sangue no dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Totalmente desenvolvido no Rio Grande do Norte, o aplicativo, que foi cedido sem custos, exibe o estoque do hemocentro em tempo real, avisando ao doador sobre a sua próxima doação e quando precisa de seu tipo sanguíneo, além de trazer informações sobre os pré-requisitos e as regras para doação.
Desde abril, o app está em pleno funcionamento no Hemonorte, que foi o primeiro hemocentro do País a aderir ao sistema. O Hemoliga é um projeto desenvolvido no estado por quatro doadores: os analistas de sistemas Arlindo Rodrigues e Fred Santos e os administradores Thiago Azevedo e Thiago Luccas, sócios da empresa de tecnologia 2TAF, que idealizaram o projeto com o intuito de contribuir para o aumento do número de doadores e a frequência dessas doações.
De acordo com Thiago Lucas, a parceria com a Fundação Pró-Sangue é um passo importante para a disseminação do Hemoliga pelos hemocentros do País. “A Fundação Pró-sangue é o hemocentro referência na América Latina, responsável por mais de mais de 30% do sangue disponibilizado na Região Metropolitana de São Paulo. Com a demanda crescente, os estoques de sangue da Fundação precisam estar sempre bem abastecidos, e esperamos dar nossa contribuição para que as doações aumentem”, destaca.
Na avaliação do diretor presidente da Fundação Pró-Sangue, Vicente Odone Filho, junto com os celulares, os aplicativos vieram para ficar e estão mudando a rotina das pessoas, inclusive no que diz respeito ao hábito de doar sangue.
O aplicativo para celulares e tablets já está com versões disponíveis para os sistemas IOS e Android. O download é gratuito e as atualizações serão automáticas. Para quem não tem acesso à internet em dispositivos móveis, também poderá acessar ao aplicativo via computador, por meio do site Hemoliga.
Além do site e aplicativo, a Hemoliga também oferece informações para doadores de sangue, através das redes sociais: Projeto Hemoliga (Facebook) e Hemoliga (Twitter e Instagram).
Serviço
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.
Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300, no site da Pró-Sangue, no twitter @pro_sangue ou no facebook/prosangue.