Em 25 de setembro, o grupo formado por gestores de Clínicas do ABC se reuniu na regional de Santo André do SINDHOSP, para debater aspectos relacionados à qualidade dos estabelecimentos.
Criado há 3 anos, o grupo se reúne mensalmente para trocar experiências e pensar em ações que viabilizem melhorias. Uma das ideias é promover, até o final do ano, um grupo volante que visite as clínicas, mediante agendamento prévio, a fim de atuar como uma comissão de aconselhamento.
Adepto da primeira turma do Projeto Bússola, o Centro de Oncologia do ABC é um dos membros da Comissão de Qualidade, e tem levado seu aprendizado para os demais. “Estou apaixonada pelo projeto, porque temos aprendido muito. Uma das maiores dificuldades, é claro, foi a mudança de cultura dos colaboradores. Mas no final do ano faremos um seminário interno, para resumir os conhecimentos adquiridos com o Bússola até aqui, e todos vocês estão convidados”, afirmou Dayane Rabello, responsável pelo setor de Qualidade do Centro de Oncologia.
Na opinião de Thelma Coary de Iracema Gomes Cubero (na foto ao lado), administradora do Centro e que contratou Dayane, a aceitação de uma nova liderança, por parte dos colaboradores, é a primeira dificuldade. “Às vezes não é nem a rotina, mas a figura da pessoa que entrou. E se as pessoas, responsáveis pelas rotinas, não aceitam esta liderança, não sai nada”, considerou.
O projeto Bússola foi lançado no final do ano passado, pelo SINDHOSP e pela FEHOESP, com o objetivo de facilitar às clínicas de serviços de saúde a obtenção da acreditação, certificação de qualidade concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Atualmente nove clínicas participam do programa, entre elas o Centro de Oncologia do ABC.
Segundo o gerente de Operações Regionais da FEHOESP, Erik Von Eye, o lançamento da segunda etapa do Projeto deverá ampliar o escopo. “Devemos abraçar mais especialidades, incluindo diagnósticos por imagem”, disse, durante a reunião.