No ano de 2014, a busca pela acreditação e gestão da qualidade foram os motes dos participantes do Projeto Bússola. A aceitação das clínicas fez com que o projeto se consolidasse e, em 2015, iniciasse seu segundo ano de auxílio para a certificação de qualidade.
Por meio da parceria entre SINDHOSP, FEHOESP e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), os primeiros seminários de sensibilização, que visam apresentar a edição 2015 do programa aos interessados, já começaram ser realizados. Os eventos serão acontecem até maio com algumas novidades, tais como a inclusão das clínicas de diagnóstico como elegíveis para participarem do projeto.
O primeiro seminário ocorreu em 17 de março no auditório do SINDHOSP e contou com quarenta representantes de clínicas. Com o tema “A Gestão da Qualidade, a Segurança do Paciente e a Acreditação em Saúde”, a superintendente da ONA, Maria Carolina Moreno, buscou explicar aos presentes a necessidade de aprimorar temas tão importantes na prestação de serviços de saúde.
“A qualidade é algo variável e que necessita de planejamento, por isso é sempre tão difícil implementá-la. Na saúde, o desafio vai além: se você atende bem um paciente, ele naturalmente vai comentar com algumas pessoas sobre o seu estabelecimento, mas, se você por acaso falhar em algum dos processos, rapidamente terá seu nome divulgado nas redes sociais e outros meios para o maior número de pessoas possíveis”, explicou.
Com a Instrução Normativa nº 52 da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que estabelece regras para a divulgação dos instrumentos de qualificação que os serviços de saúde possuem e que as operadoras queiram destacar para seus clientes e usuários, a pressão pela acreditação tem ficado cada vez mais frequente. Segundo CNES, dos cerca de 280 mil estabelecimentos de saúde existentes no Brasil, apenas 422 são acreditados pela ONA.
“A cada dia novas regras e obrigatoriedades vão surgindo e é por isso que decidimos aprimorar o Projeto Bússola para atender a crescente demanda de mercado”, afirmou Marcelo Gratão, gestor do Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS) durante o seminário.
Encerrando o primeiro seminário, Yussif Ali Mere Jr, presidente do SINDHOSP e da FEHOESP, destacou a credibilidade e importância do Bússola. “As nossas três entidades estão voltadas exclusivamente para melhorar o setor saúde e a qualidade assistencial. Acreditamos que a qualidade pode ser a solução para os inúmeros desafios do setor de saúde hoje. Ela é o caminho para a sustentabilidade”, afirmou.
CRONOGRAMA DE SEMINÁRIOS:
19/3 das 10h às 13h: Santo André: (11) 4427-7047 – santoandre@sindhosp.com.br
25/3 das 10h às 13h: Santos: (13) 3233-3218 – santos@sindhosp.com.br
31/3 das 10h às 13h: Sorocaba: (15) 3211-6660 – sorocaba@sindhosp.com.br
7/4 das 9h às 12h: Ribeirão Preto: (16) 3610-6529 – sindribeiraopreto@sindribeiraopreto.org.br
9/4 das 10 às 13h: São José dos Campos: (12) 3922-5777 – saojosedoscampos@sindhosp.com.br
15/4 das 10h às 13h: Campinas: (19) 3233-2655 – campinas@sindhosp.com.br
16/4 das 9h às 12h: Bauru: (14) 3223-4747 – bauru@sindhosp.com.br
23/4 das 13h às 16h: Presidente Prudente: (18) 3916-2435 – sindprudente@sindprudente.org.br
5/5 das 9h às 12h: São José do Rio Preto: (17) 3232-3030 – sjrp@sindhosp.com.br
Programa dos seminários
Gestão da qualidade: o que é e qual sua importância para as clínicas.
Apresentação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O que é Acreditação?
Como acontece o processo de Acreditação em clínicas e clinicas de diagnóstico.
Etapas do processo de Acreditação.
Apresentação do Projeto Bússola.
Quem pode participar?
Sócios-proprietários e gestores administrativos e/ou de qualidade das clínicas associadas e/ou contribuintes dos sindicatos: SINDHOSP, SINDHOSPRU, SINDMOGI, SINDRIBEIRÃO, SINDSUZANO e SINDJUNDIAI que atendam todos os critérios relacionados a seguir:
– Integrar o quadro de sócio e/ou contribuinte dos Sindicatos filiados à FEHOESP.
– Ser pessoa jurídica, legalmente constituída há mais de um ano com: CNPJ, CNES, alvará sanitário e licença de funcionamento.
– Atuar nas especialidades: clínica médica geral, alergologia, angiologia, cardiologia, vascular, cirúrgica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringogia, pediatria, pneumologia, urologia, vacinação e diagnósticos por imagem e reprodução assistida.
– A estrutura da clínica não pode estar classificada como consultório ou hospital dia no CNES e nas documentações formais.
Como faço para me inscrever?
Preencher o formulário no link http://goo.gl/3zfkZN e aguardar a confirmação da inscrição por e-mail.
Uma inscrição gratuita por sócio e/ou contribuinte




