A correta incorporação das variadas tecnologias é um desafio não só para o Brasil, mas para qualquer sistema de saúde. Esse assunto será discutido durante o Congresso Internacional dos Serviços de Saúde (CISS). A cerimônia de abertura do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, durante a Hospitalar Feira+Fórum, que está sendo realizada em São Paulo, no Expo Center Norte.
O congresso é realizado em parceria com a Confederação Nacional de Saúde (CNS), Federação Nacional de Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos e de Laboratórios (Abimo), Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP), SINDHOSP e Iepas.
O tema deste ano é “Automação e Robótica para Mais Eficiência na Saúde” . O presidente do Sindhosp, Yussif Ali Mere Jr, que assumiu o papel de presidir o CISS pelo segundo ano seguido, foi enfático: “A inteligência artificial está chegando. Em breve um robô vai operar um homem com mais destreza que os médicos”.
Para o presidente da CNS Tércio Egon Kasten, a tecnologia tem aumentado cada vez mais a segurança dos pacientes. Paulo Fraccaro, presidente-executivo da Abimo, rememorou a evolução tecnológica das últimas décadas. Já Francisco Balestrin, da Anahp, citou a diminuição do desperdício como um mal que a tecnologia pode ajudar a combater.
FOTO: Leandro Godoi




