Campanha quer acelerar a inovação em produtos médicos

Indústria visa reduzir gargalos, facilitar acesso às tecnologias e aumentar exportações

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Com o tema “Acelerando a Inovação no Brasil” a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed)) lançou, no dia 30/10, uma campanha para estimular o desenvolvimento da inovação em produtos médicos, facilitar o acesso da população às novas tecnologias e contribuir para ampliar a competitividade do Brasil no comércio internacional. A campanha consolida uma mudança de foco nas prioridades do setor, até então mais voltado à redução do prazo de registro e comercialização de produtos para a saúde no país.
 
O projeto começou a ser elaborado no início do ano, em decorrência dos gargalos à inovação enfrentados pela indústria do setor: demora para aprovação e chegada de novas tecnologias ao mercado; morosidade para introdução das inovações no SUS e cobertura pelas operadoras de saúde, dificultando o acesso de uma grande parcela da população; pouca interação entre indústria e universidades; entraves para a realização de pesquisa clínica e Custo Brasil. 
 
“O setor defende um ambiente de negócios que estimule o empreendedorismo e a interação entre universidade, empresas e investidores de capital de risco. Precisamos também de estratégias públicas que fortaleçam a inovação com acesso e aumentem as exportações e a competitividade do Brasil no cenário global”, destacou Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da Abimed.
 
Entre as iniciativas da campanha está a realização do estudo “Desafios para Aceleração da Inovação no Setor de Produtos para a Saúde no Brasil”, em parceria com a Fundação Dom Cabral, para mapear por meio de entrevistas com CEOs os principais entraves à inovação.
 
Segundo Jersone Tasso Moreira Silva, pesquisador da Fundação Dom Cabral e um dos responsáveis pelo estudo, a pesquisa está em fase final e os resultados deverão ser anunciados em dezembro. 
 
“O propósito do estudo é apontar cenários e caminhos e buscar soluções para facilitar e ampliar o acesso da população a produtos para a saúde com qualidade e tecnologia”, destacou.
 
Como parte da campanha, as sugestões elencadas no estudo serão encaminhadas pela Abimed a autoridades de saúde e da área econômica, agências reguladoras e parlamentares.  
 
“A Abimed também vai intensificar a aproximação com entidades e segmentos ligados à saúde e inovação para criar alianças e promover um amplo debate sobre o tema no país”, explica Carlos Goulart, presidente-executivo da entidade.
 
Iniciativas da Campanha Acelerando a Inovação no Brasil:
– Parceria com a Fundação Dom Cabral para realização do estudo “Desafios para Aceleração da Inovação no Setor de Produtos para a Saúde no Brasil”, com conclusão prevista para dezembro;
 
– Envio de dossiê à presidente da Repúblicas eleita, autoridades, parlamentares e agências reguladoras com sugestões para melhorar o ambiente de inovação no país; 
 
– Aliança com outras entidades do setor para pleitear desoneração tributária (em andamento);
– Maior interlocução com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para acelerar o registro de novos produtos e autorização para pesquisas clínicas; 
 
– Workshops e debates com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) sobre impactos econômicos da inovação no sistema público de saúde;
– Aproximação com Agência Nacional de Saúde (ANS) para debater a cobertura de tecnologias médicas pelas operadoras de saúde; 
 
– Criação de uma rede de alianças com sociedades médicas e associações de pacientes para propostas conjuntas sobre acesso; 
 
– Promoção de um Fórum Anual para Inovação. 
 
Na foto, o presidente-executivo da Abimed, Carlos Goulart, acompanhado de Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da entidade.
 

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