Médico critica promoção na Vila Madalena; brinde ajuda a conscientizar, diz responsável
Compre uma garrafa de vinho ou saquê, ganhe um chaveiro com bafômetro.
Com esse mote, um restaurante de comida japonesa da Vila Madalena (zona oeste) está anunciando a venda de bebidas, tentando atrair clientes e, segundo argumenta, conscientizando sobre a Lei Seca.
O chaveirinho informa quantos miligramas de álcool a pessoa expele por litro de ar. O condutor pode perder a carteira de habilitação quando tem de 0,14 a 0,33 mg/l, e pode responder por crime com detenção a partir de 0,34 mg/l.
Para a promoção, o restaurante Kabuki comprou 2.000 chaveirinhos. Em busca na internet, a Folha achou cerca de 30 modelos, de R$ 14 a R$ 90. A garrafa mais barata de saquê no Kabuki custa R$ 42.
No Brasil, apenas quatro modelos de bafômetros são aprovados pelo Inmetro.
Para o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, Mauro Augusto Ribeiro, a promoção estimula o consumo de bebidas.
“E ainda o cliente vai fazer um teste com equipamento não homologado, correndo o risco de dirigir sem condições.”
Dany Artel, do Kabuki, diz que a intenção é apenas dar um referencial ao cliente. “Se todo mundo tiver um bafômetro, vai cair o número de embriagados andando de carro. Persiste o consumo, mas até o limite permitido.”
O Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo disse que não há proibição para venda ou distribuição desses bafômetros, mas não existe comprovação de sua eficiência.
Fonte: Folha de S. Paulo