Redução tributária sobre folha de pagamentos é tema de evento

A FEHOESP promoveu, na manhã do dia 22 de novembro, o seminário "Redução da carga tributária sobre a folha de pagamentos". O evento, realizado no ...

Compartilhar artigo

A FEHOESP promoveu, na manhã do dia 22 de novembro, o seminário “Redução da carga tributária sobre a folha de pagamentos”. O evento, realizado no auditório do SINDHOSP, capital paulista, contou com diretores jurídicos, proprietários, administradores, advogados e outros representantes de estabelecimentos prestadores de serviços em saúde.

O seminário foi conduzido por Celso Benício Júnior, professor da Escola Paulista de Direito (EPD) e sócio da Benício Advogados Associados. “Este é um tema que trata da carga futura e recuperação de verbas pagas indevidamente”, explicou o palestrante no início do evento, logo após as boas-vindas do presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Junior.

O programa do evento abordou tópicos como o conceito de verbas remuneratórias e indenizatórias; decisões administrativas e judiciais sobre o tema; vinculação do CARF e da RFB a decisões do STJ e STF; verbas indenizatórias controversas e incontroversas; e desonerações para o futuro. Também foram abordadas formas de lidar com os créditos, cálculos e obrigações acessórias.

Analisando a jurisprudência existente sobre o tema, segundo o palestrante recente e farta, apontou como a maioria das decisões favoráveis aos contribuintes (empresas) as questões relacionadas ao aviso prévio indenizado, terço de férias e auxílio-doença, sobre os quais não haveria incidência de contribuição previdenciária, por exemplo.

No entanto, segundo Benício, há uma série de questões envolvendo a tributação sobre a folha de pagamentos cujas decisões no Judiciário apresentam grande disparidade. “Hoje a nossa Justiça tem muitas decisões isoladas e poucas decisões em comum”, afirmou.

Após as exposições, foi realizada uma sessão de perguntas com os participantes.

Também estiveram presentes no evento Luiz Fernando Ferrari Neto e José Carlos Barbério, diretores da FEHOESP.
 

Fonte: Comunicação FEHOESP


Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima