Nota de pesar: FEHOESP lamenta a morte de Adib Jatene

A FEHOESP, por meio de sua diretoria, juntamente com seus sindicatos filiados, lamenta profundamente a morte do médico e professor Adib Jatene, ocorrida na noite ...

Compartilhar artigo

A FEHOESP, por meio de sua diretoria, juntamente com seus sindicatos filiados, lamenta profundamente a morte, aos 85 anos, do médico e professor Adib Jatene, ocorrida na noite desta sexta-feira (14), em São Paulo.

Um dos nomes mais importantes da saúde brasileira e um dos cirurgiões cardíacos mais respeitados do mundo, Jatene foi vítima de um infarto agudo do miocárdio.

Por duas vezes foi ministro da Saúde. Nasceu em Xapuri, no Acre, e graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1953. Mais tarde, tornou-se professor emérito na mesma instituição.

Diretor-geral do HCor, foi um dos pioneiros da cirurgia do coração no país, com mais de 20 mil procedimentos feitos, e o primeiro a realizar uma cirurgia de ponte de safena no Brasil. Fundou e presidiu a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp.

Em 2005, o cardiologista foi homenageado pelo SINDHOSP com a Comenda Grã Cruz de Ouro da Saúde (hoje Grã Cruz Dante Ancona Montagnana), como forma de reconhecer suas contribuições à saúde do país.

Adib Domingos Jatene deixa quatro filhos – Ieda, Marcelo, Fábio e Iara – e a esposa Aurice Biscegli Jatene.

Fonte: Comunicação FEHOESP
Foto
: USP Imagens

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima