A FEHOESP, por meio de sua diretoria, juntamente com seus sindicatos filiados, lamenta profundamente a morte, aos 85 anos, do médico e professor Adib Jatene, ocorrida na noite desta sexta-feira (14), em São Paulo.
Um dos nomes mais importantes da saúde brasileira e um dos cirurgiões cardíacos mais respeitados do mundo, Jatene foi vítima de um infarto agudo do miocárdio.
Por duas vezes foi ministro da Saúde. Nasceu em Xapuri, no Acre, e graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1953. Mais tarde, tornou-se professor emérito na mesma instituição.
Diretor-geral do HCor, foi um dos pioneiros da cirurgia do coração no país, com mais de 20 mil procedimentos feitos, e o primeiro a realizar uma cirurgia de ponte de safena no Brasil. Fundou e presidiu a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – Socesp.
Em 2005, o cardiologista foi homenageado pelo SINDHOSP com a Comenda Grã Cruz de Ouro da Saúde (hoje Grã Cruz Dante Ancona Montagnana), como forma de reconhecer suas contribuições à saúde do país.
Adib Domingos Jatene deixa quatro filhos – Ieda, Marcelo, Fábio e Iara – e a esposa Aurice Biscegli Jatene.
Fonte: Comunicação FEHOESP
Foto: USP Imagens