Lançado em São Paulo o Instituto Não Aceito Corrupção

Analisar as políticas públicas já existentes e sugerir aprimoramentos e novos caminhos, desenvolvendo pesquisas e ações educativas na luta contra a corrupção no ...

Compartilhar artigo

Analisar as políticas públicas já existentes e sugerir aprimoramentos e novos caminhos, desenvolvendo pesquisas e ações educativas na luta contra a corrupção no Brasil.

Esta é a premissa do Instituto Não Aceito Corrupção – INAC, lançado oficialmente no último dia 9 de dezembro, no Lounge Bienal do Parque do Ibirapuera, capital paulista. A data foi escolhida porque neste dia é comemorado o Dia Internacional de Combate à Corrupção, segundo a Transparência Nacional.

“O instituto é um organismo construído com pretensões ousadas, de trabalhar muito em direção à busca do controle melhor da corrupção”, explicou seu presidente, o promotor de Justiça Roberto Livianu.

Criado por um grupo de 40 profissionais que atuam em diversos setores da sociedade, tem ainda em sua diretoria a jornalista Laura Diniz (vice-presidente) e a advogada Monica Rosenberg Braizat (diretora-executiva). “Somos pessoas com formações diferentes, mas com a mesma indignação. A busca de um caminho para o controle da corrupção, que não pode ser extinta mas pode ser controlada”, concluiu Livianu.

A entidade não tem fins lucrativos e se declara como apartidária. Entre seus objetivos de longo prazo, está a promoção de uma mudança a partir da discussão e conscientização da população em favor de uma sociedade mais ética e cidadã. Para isso, já está preparando a primeira de suas pesquisas: um mapa nacional de corrupção e improbidade, que está em fase de captação de recursos.

Diálogo e tolerância

Participam também do instituto nomes como Dalmo Dallari, Eugenio Bucci, Marco Petrelluzzi e José Álvaro Moyses.

O filósofo e professor Roberto Romano, um dos fundadores do grupo, destacou o caráter apartidário e multidisciplinar da iniciativa. “Este é um espaço que pode acolher todas as perspectivas políticas e partidárias. Esperamos que seja um lugar de diálogo, porque um dos elementos importantes que ocorrem hoje no Brasil é essa divisão absolutamente delirante entre esquerda e direita, esse partidarismo que fecha os ouvidos e tenta fechar a boca do outro”, disse.

Romano também destacou a tolerância como um dos pilares do trabalho que será realizado. “Esse bem que está se dissipando na vida pública brasileira e que é um alimento essencial para a vida democrática”.

No dia 9 de dezembro também foi lançado o site do INAC, que pode ser acessado em www.naoaceitocorrupcao.org.br.

Fonte: Comunicação FEHOESP

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima