O Grupo Fleury realizou, no dia 24 de junho, o seminário “ANVISA e sustentabilidade do setor saúde”, em sua sede, na capital paulista.
O evento, que contou com o apoio do SINDHOSP, recebeu representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e abordou temas como processos de regulação, registro e incorporação de novas tecnologias e as relações com os prestadores de serviços em saúde.
Jaime César Moura de Oliveira, diretor de Coordenação e Articulação do Sistema de Vigilância Sanitária da ANVISA, falou sobre o papel do órgão. “As agências reguladoras flutuam entre a sociedade, o Legislativo, Executivo e órgãos do Poder Público, e isso exige que tenhamos um discurso de qualidade com todos estes setores”, disse.
Explicou que as demandas da agência foram crescendo ao longo do tempo, e isso pode ser sentido nos prazos de seus processos, que precisam ser melhorados. “A grande demanda está forçando a agência a buscar melhores prazos. Precisamos adequar os procedimentos para evitar prejuízos desnecessários”, afirmou.
Novos medicamentos
O chefe do Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação da ANVISA, Bruno Cesar Almeida de Abreu, falou da incorporação de novas tecnologias, explicando os prazos e etapas deste processo – que inclui a precificação dos produtos.
Segundo o representante, o órgão regula atualmente cerca de 9,1% do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro e o país ocupa a sexta colocação no mercado mundial de medicamentos. O setor faturou, somente em 2012, R$ 4,79 bilhões.
Encerrando o evento, foi realizado um talk show com representantes da ANVISA, ABIIS, SBAC e SBPC/ML, discutindo as relações entre a agência reguladora, indústria e prestadores de serviços.
Os diretores da FEHOESP e SINDHOSP, Luiz Fernando Ferrari Neto e José Carlos Barbério, compareceram ao evento.
Fonte: Comunicação FEHOESP