Especialistas discutem terapias celulares de última geração

A Anvisa realiza, nos próximos dias 17 e 18 de outubro, um seminário para discutir a regulação das terapias que resultem do cultivo, seleção e manipulação de células...

Compartilhar artigo

A Anvisa realiza, nos próximos dias 17 e 18 de outubro, um seminário para discutir a regulação das terapias que resultem do cultivo, seleção e manipulação de células, inclusive células-tronco. O tema tem despertado interesse da comunidade científica, mas seu desenvolvimento esbarra em entraves, como a falta de regulamentação e de parâmetros éticos.

Atualmente, as pesquisas sobre produtos derivados de células humanas estão em fase avançada. Com a expectativa de que estes produtos comecem a chegar ao mercado, a Agência decidiu discutir regras que levem em consideração as questões éticas, de segurança e eficácia. O marco regulatório que será proposto vai definir a forma como estes novos tratamentos serão avaliados e colocados à disposição da população.

“Precisamos definir um marco regulatório, a partir do qual estará valendo a exploração de produtos derivados de células, inclusive de células-tronco, sejam adultas ou embrionárias”, afirma o gerente de Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Daniel Coradi. As decisões do Comitê serão tomadas em consenso.

A programação do evento reúne pesquisadores de renome na área de terapia celular. Entre eles estão:

– Professora Lygia Pereira da USP-São Paulo – Perspectivas futuras das terapias celulares.

– Professor Radovan da UFRJ e do Centro de Tecnologia Celular Excellium  – Usos atuais das terapias celulares.

– Professor Stevens Rehen da UFRJ – O processo de patentes e o desenvolvimento de produtos para terapias celulares.

– Professora Dirce Guilhem da UnB  – Bioética e as terapias celulares.

Inscrições
O seminário acontecerá nos próximos dias 17 e 18 de outubro, no auditório da Anvisa, em Brasília. Para efetuar a inscrição, o interessado deve enviar e-mail para o endereço cerimonial@anvisa.gov.br. A inscrição é gratuita, e estão disponíveis 200 vagas.

Fonte: Anvisa

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima