Em reunião realizada no dia 28 de janeiro, em sua sede, a FEHOESP instalou oficialmente seu Comitê de Saúde Mental.
Criado com o objetivo de analisar, discutir, avaliar e apresentar sugestões para contribuir com o segmento de Saúde Mental, o grupo de trabalho conta com representantes da área e pretende se reunir a cada dois meses. “O comitê tem por objetivo estudar as questões da Saúde Mental, encaminhando ações tanto no setor público como suplementar”, afirmou Ricardo Nascimento Teixeira Mendes, diretor da Federação e coordenador do comitê.
Na pauta, esteve a aprovação do regimento interno do grupo e o levantamento de alguns assuntos de grande importância para o segmento, como o fechamento dos leitos psiquiátricos nos hospitais.
Os membros também trouxeram e discutiram demandas como a Lei 13003/14, que trata da contratualização entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços, e a Portaria 2.840/14, que cria o programa de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos. Os critérios adotados pelas vigilâncias sanitárias regionais para vistorias a estabelecimentos psiquiátricos foi outro tema destacado.
Também participaram da reunião os membros do comitê Nelson Fernandes (Hospital Psiquiátrico Cairbar Schutel – Araraquara); Claudio Lopes (Centro Bezerra de Menezes – São Bernardo do Campo); Hubert Reigruber (Clínica Maia – Taboão da Serra); Antonio Carlos Braga (Pró-Saúde Mental – SP); e Arnaldo Coutinho (Pró-Saúde Mental – SP). Compõe o grupo, ainda, Paulo Rogich (Hospital Santa Cruz – Salto de Pirapora).
Fonte: Comunicação FEHOESP