Até Estados produtores apoiam nova lei antifumo

Para RS, PR e BA, legislação federal é bem-vinda e fortalece restrições locais

Compartilhar artigo

Para RS, PR e BA, legislação federal é bem-vinda e fortalece restrições locais
Em SP, que adotou medida própria há dois anos, 1.245 estabelecimentos foram multados no período

Até Estados produtores de fumo aprovaram a decisão do Senado de proibir cigarro -e até fumódromos- em ambientes fechados de acesso público em todo o país. A medida ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma.

No Rio Grande do Sul, que concentra a maior parte da indústria do tabaco, o secretário da Saúde, Ciro Simoni, disse que “o governo é totalmente favorável a medidas que dificultem o ato de fumar”. Em 2009, o Estado aprovou uma lei. Agora, planeja alternativas à monocultura do fumo.

Para Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde do Paraná, outro Estado produtor, a medida fortalecerá legislações estaduais e municipais, que sofrem contestações judiciais por parte de bares e restaurantes.

Na Bahia, Francisco Hora, do Programa de Controle Estadual do Tabagismo, disse que a lei federal “chegou em boa hora”, mas lamentou a liberação de patrocínio da indústria a eventos públicos – a medida veta a publicidade do produto, mas libera a divulgação institucional da marca.

“Isso foi um retrocesso, mas passível de revogação pela presidente”, disse.

São Paulo
Em São Paulo, que há dois criou lei própria, 1.245 bares, restaurantes e escritórios, entre outros estabelecimentos, receberam multas – menos de 0,3% das 519.305 abordagens feitas pelos fiscais. Nenhum teve a punição mais grave (fechamento por 30 dias) e só dois foram fechados por dois dias, após três reincidências.

Um dos maiores opositores da lei, Percival Maricato, da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) em São Paulo, reconhece que ela funcionou, mas diz que trouxe prejuízo ao setor. A Abrasel, porém, não tem dados que comprovem isso.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O sentimento dos trabalhadores brasileiros

William Shakespeare dizia que “a alegria evita mil males e prolonga a vida”. Infelizmente, os resultados da pesquisa State of the Global Workplace, realizada pela

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima